11 setembro 2014

ACBA Informa - Setembro na Galeria As Salgadeiras





"Espaço Ginjal" de Helena Gonçalves inaugura a 18 de Setembro

A partir destas fotografias, apropriamo-nos dessa “história” [do Espaço Ginjal, em Almada] e construímos outras estórias, conduzidos pela luz com que Helena Gonçalves percorre o espaço, induzindo, assim, a passagem do tempo. Ana Matos, Julho 2014

A inauguração está inserida na quinta edição do "Bairro das Artes - A Rentrée Cultural da Sétima Colina" que este ano conta com a participação de 23 espaços, numa co-pordução da Galeria das Salgadeiras e do I Love Bairro Alto. Pode consultar a programação em Bairro das Artes




"PIN 10 Anos" com a participação de Helena Gonçalves inaugura na Sociedade Nacional de Belas-Artes, com o comissariado de Marie-José van den Hout, a 9 de Setembro

A PIN - Associação Portuguesa de Joalharia Contemporânea convidou 17 fotógrafos para retratarem pessoas que têm apoiado a associação ao longo desta primeira década, acompanhadas de joias da sua eleição. 
Neste segundo núcleo da exposição, o primeiro é composta por 500 joias, seleccionadas pela comissária, Helena Gonçalves apresenta o retrato de Luísa Penalva.




Encontros da Imagem 2014

A Galeria das Salgadeiras volta a participar nos Encontros da Imagem, um festival com mais de 25 anos de experiência, e que este ano tem como tema "Faith & Hope". 
20 de Setembro, às 14h30m, inauguração de "ex-voto" de Lucília Monteiro, com a curadoria de Ana Matos, no Centro de Exposições C.C. Pedrosa Bom Jesus, em Braga.
27 de Setembro, às 18h30m, visita guiada à exposição "Espaço Ginjal" deHelena Gonçalves, na Galeria das Salgadeiras, integrada no circuito inaugural dos Encontros da Imagem em Lisboa.




"The Passenger", exposição individual de Pauliana Valente Pimentel, continua patente no Tivoli Lisboa, até 3 de Outubro, entre as 19h e as 21h. 

No Outono de 2012, Pauliana Valente Pimentel acompanhou cerca de 40 artistas no Cosmic Underground, numa viagem de quase dois meses de Talin a Lisboa. Registou as vivências destes e de outros artistas que foi encontrando, de diferentes nacionalidades (Polónia, Letónia, Estónia e Lituânia), de distintos territórios das artes, cada um com os seus costumes, sensibilidades e formas de expressão artística. 
Como passageira entre passageiros, captou nos retratos, nas paisagens, nos ambientes e atmosferas uma geração da Europa de Leste num momento marcante da sua existência. Como refere Janek Swierkowski, mentor do projecto: "This amazing blend of portraits, characters and questions that you want to ask to the portrayed ones makes you believe that Europe is full of Cosmic Underground people."




"Pearl" de Tiago Casanova continua no Museu da Imagem em Braga, com a curadoria de Ana Matos, até 14 de Setembro 

Conhecida desde os anos 60 como a “Pérola do Atlântico”, a Ilha da Madeira, de onde é natural Tiago Casanova, é o lugar que lhe interessou explorar. Percorreu os lugares da sua ilha com a sensibilidade de um olhar virgem, na busca do esplendor de redutos naturais, ao mesmo tempo que se pressente o seu profundo conhecimento e consciência estética da intervenção do Homem nessa mesma Paisagem. 
Ana Matos, Junho de 2014 
A exposição "Pearl" é uma parceria entre o Museu da Imagem / Câmara Municipal de Braga e a Galeria das Salgadeiras.





Joanna Latka convidada para participar em "Stampa2" em Nápoles, Itália, com inauguração a 27 de Setembro

Joanna Latka apresenta a gravura "Antes da Tempestade" na "Stampa2", uma exposição colectiva e internacional com cerca de 100 artistas convidados e com a curadoria de Veronica Longo que assinala a abertura oficial do Atelier Controsegno.
Para mais informações: Atelier Controsegno

A exposição estará patente até 25 de Outubro.



DEZ ANOS - A ARTE É UM BEM PÚBLICO
TEN YEARS - ART IS A PUBLIC GOOD
 
Galeria das Salgadeiras
Rua das Salgadeiras, 24 Bairro Alto (ao Camões)
1200-396 Lisboa
Tel: 21 346 08 81
www.salgadeiras.com