15 maio 2013


Mensagem da Direcção da ACBA

CAROS ASSOCIADOS E COMERCIANTES

A Associação de Comerciantes do Bairro Alto tem uma nova direção, eleita no passado dia 18 de Abril, com um programa que assenta no diálogo aberto e construtivo com todos os comerciantes do Bairro.
Ao dirigirmo-nos aos nossos associados e comerciantes, ao serviço dos quais estamos com orgulho e empenhamento, queremos saudá-los calorosamente, manifestando a nossa disponibilidade para os apoiar.

Para enfrentarmos um tempo duro e difícil como aquele que vivemos, em que todos os dias a incerteza, a instabilidade e o risco aumentam, exige-se uma consciência profissional rigorosa e uma partilha de objectivos claros e fundamentais, visando a dignificação da missão dos comerciantes de um Bairro que tem uma importância estratégica na construção de uma imagem atractiva, forte e contemporânea da cidade e do país perante visitantes e turistas de todo o Mundo.

Ao enaltecermos o óptimo serviço prestado por muitos dos nossos comerciantes, que têm contribuído decisivamente para a boa reputação do Bairro, não nos é possível, no entanto, ocultar que também frequentemente surgem casos que afectam a imagem do Bairro e do seu comércio. Por isso, a ACBA assume a obrigação de alertar todos os comerciantes para os seus deveres, responsabilidades e direitos, com vista a corrigir o que está mal e a consolidar o que está bem. Para podermos ser exigentes com os outros, temos de começar por ser exigente connosco-próprios.

Caros Associados e Comerciantes,

Ao longo destes anos de existência, a ACBA tem feito um enorme esforço para se impor como uma instituição de referência na representação dos comerciantes do Bairro Alto. Hoje, podemos dizer com orgulho que a ACBA é reconhecida pela ponderação que tem demonstrado e respeitada pela cooperação que tem sabido desenvolver com as diferentes entidades que coordenam e actuam no Bairro. Infelizmente, esse reconhecimento e prestígio externos não se têm reflectido, em igual medida, internamente. A acção da ACBA é frequentemente criticada pelos comerciantes, evidenciando-se assim um descontentamento significativo e uma falta de diálogo e de coesão interna.

A nova direcção tem uma visão exigente, responsável e ambiciosa do que é, e do que deve ser o Bairro Alto, nessa fascinante mistura de economia e cultura, tradição e criatividade, autenticidade e inovação, moradores e visitantes, que lhe dá uma identidade única. É essa visão exigente, responsável e ambiciosa que tudo faremos para afirmar e reforçar externamente. Mas, porque não ignoramos a situação no seio da Associação, queremos também alterar métodos e aperfeiçoar procedimentos, de modo a trabalharmos em diálogo permanente com os nossos associados e os comerciantes em geral, proporcionando-lhes uma informação assídua e desejando receber sugestões, opiniões e avaliações sobre a nossa acção.

Para assumir estes desafios, a ACBA tem necessidade de meios e recursos próprios, com vista a dinamizar com eficácia o Bairro e o seu papel central na vida da cidade. Para tanto, estamos em negociações com várias empresas, esperando vir a celebrar brevemente protocolos que consagrem parcerias vantajosas para os nossos associados.

Caros Associados e Comerciantes,

No momento em que iniciamos o nosso mandato, queremos convidar-vos a visitar o espaço- sede da Associação de Comerciantes do Bairro Alto, situado na Rua do Diário de Notícias nº 35. Queremos que este seja um espaço aberto, frequentado e dinâmico, que favoreça o encontro e a interligação da ACBA com os comerciantes e moradores do Bairro.

Solicitamos aos comerciantes das diferentes áreas de atividades do Bairro, que informem a ACBA dos principais problemas e obstáculos com que se deparam diariamente.
Podem faze-lo por E-mail:
acba.reclamacoes@hotmail.com, ou diretamente na nossa sede.
A ACBA dispõe ainda do Blog: bairroalto-comerciantes.blogspot.pt, onde poderá consultar as nossas actividades e informação sobre o Bairro.

Pedimos também especial atenção na análise do Plano Director Municipal (PDM), pois é um instrumento decisivo para o futuro do nosso Bairro.

A nossa mensagem para cada comerciante é esta:

Ajude a decidir e não permita que decidam por si. 
Cumpra os seus deveres e exija os seus direitos.
Com o seu contributo, construa uma ACBA forte, activa, interveniente e respeitada. Com a sua voz, a voz de todos ouve-se melhor!

A Associação de Comerciantes do Bairro Alto precisa do apoio de todos os comerciantes.
                            
                                           Faça-se sócio!
                A sua colaboração é fundamental. 



Muito Obrigado.
Felicidades para Todos!
Estamos ao vosso serviço

Hilário Castro
Presidente da Associação de Comerciantes do Bairro Alto.