12 junho 2012

LISBOA E PORTO FESTEJAM COM VINHO A COPO



A Rua da Barroca, no Bairro Alto, em Lisboa, e as Ruas de Cândido dos Reis e das Galerias de Paris, no Porto, serão o palco das Festas “a Copo!” 2012 da ViniPortugal, onde 17 vinhos premium portugueses, servidos a copo, serão os protagonistas. A iniciativa terá lugar nos dias 22 e 23 de Junho, em Lisboa, e nos dias 29 e 30 de Junho, no Porto.
As Festas “a Copo!” decorrem no âmbito da campanha “a copo!” da ViniPortugal com o objectivo de promover o consumo de bons vinhos portugueses a copo, como forma de aceder a diversas opções de elevada qualidade, com moderação, em momentos de descontracção e convívio.
Este ano, a animação terá início às 20h, nos bares e restaurantes com serviço de vinho a copo associados ao evento. A partir dessa altura, a festa espalha-se pelas ruas, através de iniciativas que irão envolver e surpreender o público presente.
 Poderão ser degustados, ao todo, 17 vinhos portugueses de referência, das principais regiões demarcadas, a um preço acessível (1,5€). Este ano a iniciativa contará com a participação de 12 bares, wine bars e restaurantes em Lisboa e 14 no Porto.
A organização está ainda a preparar acções específicas com o objectivo de sensibilizar os participantes para a moderação associada ao consumo de vinho a copo durante as Festas, entre as quais a disponibilização de equipas com alcoolímetros, para que os presentes possam medir a taxa de alcoolémia durante o evento.
 Em 2011, as Festas “a copo!” contaram com uma elevada adesão, com 12 500 pessoas a celebrar o vinho português de forma responsável e 850 garrafas de vinho vendidas.