08 abril 2012

ENTRADAS NO BAIRRO: 1- UMA CHAGA A CÉU ABERTO



Quando um visitante chega ao Bairro Alto subindo pelo ascensor da Glória, começa por ser agredido pela visão de um prédio suportado por vigas de ferro, rodeado  por uma chaparia suja e desconchavada.  Há anos que esta mancha na paisagem recebe os milhares de turistas que demandam esta parte da cidade.  
Não se pense que estamos perante um local e um edifício sem interesse ou História, bem pelo contrário. É, por exemplo, reconhecido  por olisipógrafos  como Norberto de Araújo que  na Rua de S. Pedro de Alcântara,  nº25 a 37, o antigo Palácio Lumiares, é “o prédio que assenta no sítio do solar Andrade, directo avoengo do Bairro Alto.”( Peregrinações Em Lisboa- Livro V).
Às razões do passado há que acrescentar as razões do presente. É sabido que o Elevador da Glória, assim como o Bairro Alto e o Jardim de S. Pedro de Alcântara, são referências de qualquer roteiro turístico de Lisboa. Pena é que, entre mudanças de promotores imobiliários e escavações arqueológicas o esventrado edifício se tenha transformado numa chaga, afastando visitantes e dando uma péssima imagem da cidade. Toda a envolvência do prédio, que bem poderia estar escondido entre lonas devidamente decoradas, é digna de um bairro de lata e não de uma cidade que se quer afirmar como destino turístico.
As imagens que publicamos, nomeadamente das passagens laterais nas Travessas da Boa Hora e da Água Flor, são reveladoras de uma situação que só nos envergonha. Por ali até os locais evitam passar, quanto mais os visitantes.  
E assim se fecha e isola o Bairro Alto.