26 janeiro 2011

VIDEOVIGILÂNCIA EM INSTALAÇÃO

O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa (PS), anunciou hoje que o Bairro Alto está já a receber câmaras de videovigilância, um sistema que estará em funcionamento «dentro de alguns meses».
Segundo o autarca, que falava após uma reunião no Ministério da Administração Interna sobre a proposta de instalação de um sistema idêntico entre a Baixa e a Praça do Chile, a aquisição e a instalação no Bairro Alto custam cerca de 300 mil euros.
Em Dezembro passado, o vereador da Protecção Civil, Manuel Brito, tinha adiantado à Lusa que os custos para obter e colocar as 27 câmaras seriam fixados entre 250 e 300 mil euros.
Na altura, o responsável explicou que o município foi confrontado com dificuldades técnicas para instalar os cabos, até por se tratar de uma zona histórica com prédios classificados.
De acordo com Manuel Brito, os serviços acabaram por descobrir a possibilidade de fazer uma passagem subterrânea dos cabos, com o aproveitamento de uma cablagem de um sistema semafórico (que não está activo).
Autorizada já em 2010 pela Comissão Nacional de Protecção de Dados para um período experimental de seis meses, a videovigilância no bairro, local de forte afluência a bares e restaurantes, será gerida nas instalações da PSP.
No parecer daquela entidade, o funcionamento do sistema foi restringido ao período entre as 22:00 e as 07:00, recusando-se a recolha e gravação de som e permitindo-se apenas a utilização de câmaras fixas.
Lusa/SOL