15 maio 2010

RETRATO EM GRAFFITI

A Galeria de Arte Urbana de Lisboa, formada por painéis na Calçada da Glória e no Largo da Oliveirinha, no Bairro Alto, recebe uma nova exposição de graffiti dedicada ao retrato.

Destak/Lusa


"7:00 PM Deadly Sins" é o nome da mostra, realizada em co-autoria pelos "writers" ParizOne e Mr. Dheo a partir das citações "um retrato é sempre uma multidão" e "o rosto tem em si todas as formas do mundo", de José Gil.

Segundo informação da Câmara de Lisboa, cada personagem ou núcleo da exposição "exibe como atributo um pecado exacerbado associado a uma cor", remetendo para um simbolismo associado ao número sete - as sete maravilhas, os sete dias da criação do mundo, a sétima arte, os sete mares, as sete notas musicais, os sete sacramentos, entre outras referências.
Por isso, o trabalho foi concebido em torno de sete personagens centrais, sete palavras, sete cores, sete painéis e sete pecados mortais.
A inauguração, às 19:30, inclui pinturas ao vivo, "dj set" e o lançamento de um livro e conta com a presença do presidente da autarquia, António Costa, e da vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto.
Atual colaborador com várias marcas e empresas internacionais, Mr. Dheo, de 25 anos, teve o primeiro contato com o graffiti há uma década e inspirou estudos de letras como seu trabalho, dedicado sobretudo a produções fotorrealistas.
ParizOne, da mesma idade, começou o seu percurso como "writer" em 1999 e tem também trabalhado com várias marcas e particulares, num colorido registo "wildstyle".

A Galeria de Arte Urbana foi criada pela câmara em 2008 para servir de enquadramento legal à pintura de graffiti no âmbito do Plano de Intervenção no Bairro Alto, que contemplava também a remoção de inscrições das fachadas das principais ruas da zona.

destak@destak.pt

13 05 2010 15.39H