16 junho 2009

12º ANIVERSÁRIO


12 ANOS A SERVIR O BAIRRO ALTO


Parece que foi ontem, mas já lá vão doze anos. Apesar de algumas intermitências foram muitas as iniciativas da ACBA em defesa dos comerciantes e do Bairro Alto. Por exemplo em múltiplas reuniões com as mais diversas entidades e autoridades, sugerindo, protestando, colaborando, ou desenvolvendo actividades como os cursos de valorização profissional.

Hoje recordamos a sua fundação.

A Associação de Comerciantes do Bairro Alto foi formalmente constituída no dia 17 de Junho de 1997. A data assinala o culminar de um processo que, entre outras iniciativas, envolveu a constituição de uma Comissão Instaladora, presidida por Vítor Castro (restaurante Sinal Vermelho) e constituída por: Jorge Coelho (Café Suave); Rui Pavão (loja da Atalaia); José António (restaurante Fiéis ao Tacho); Luc Gautier (Loja Karnak); Maria Lurdes Lopes (Loja da Mãe); Filipe Machado (Adega Machado); Belino Costa (bar Os Três Pastorinhos); Armando (O Queijeiro).

Três dias depois da oficialização notarial, na sexta-feira dia 20 de Junho de 1997, realizou-se no Lisboa Clube Rio de Janeiro a primeira Assembleia-geral da Associação. Na convocatória escrevia-se:

“Vamos realizar a 1ª Assembleia-geral da nossa Associação, que foi recentemente constituída, após o processo de legalização conduzido pela comissão instaladora, mandatada pelos comerciantes presentes na reunião efectuada no Clube Rio de Janeiro, em Outubro do ano passado.
Queremos participar activamente na resolução de várias carências com que nos deparamos no nosso dia-a-dia de vivência e trabalho, e também contribuir para que o Bairro Alto seja um local de referência da cidade de Lisboa com a qualidade e importância que lhe é devida. Com a ajuda de todos pudemos construir um futuro melhor.”


Ali foram eleitos os órgãos sociais e decidido que a quota mensal a pagar pelos associados seria de mil e quinhentos escudos (cerca de 90 euros por ano).

Os órgãos sociais, eleitos por unanimidade, ficaram assim constituídos:

Direcção
Presidente: Vítor Castro (Sinal Vermelho)
Vice-Presidente: José António (Fiéis ao Tacho)
Vogal: Maria Odete Gomes (Moldura do BA)

Assembleia Geral
Presidente: Júlio Barros (Severa)
Vogal: Fernando Lopes (Tavares Rico)
Secretário:Luís Matias (Farmácia Véritas)

Conselho Fiscal
Presidente: Armindo Correia Carvalho (Panificação S. Roque)
Vice-Presidente: Luís Gomes (Alfarrabista)
Vogal: Sabina Tique (Decoração)